Nicolás Maduro pode assumir poderes especiais em caso de um ataque americano
29/09/2025
(Foto: Reprodução) Maduro planeja estado de exceção em caso de ataque americano
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tem pronto um decreto para assumir poderes especiais e declarar estado de exceção em caso de um ataque americano.
O anúncio foi feito pela vice-presidente da Venezuela. Em um discurso ao corpo diplomático do país, Delcy Rodríguez disse que o ditador Nicolás Maduro assinou um decreto que permite o acionamento do estado de exceção caso militares americanos ataquem a Venezuela. Para isso, o decreto tem que ser aprovado pelo Congresso, que é controlado por apoiadores do regime.
O estado de exceção daria a Maduro o poder de ordenar mobilizações de tropas militares e definir gastos não incluídos no orçamento oficial. As Forças Armadas poderiam ocupar imediatamente instalações consideradas vitais, como as da indústria petroquímica do país, e fechar as fronteiras. Além disso, permitiria ao ditador restringir e suspender direitos dos venezuelanos - com exceção daqueles protegidos pela Constituição, como o direito ao devido processo legal, direito à informação e liberdade de pensamento.
Desde o primeiro mandato de Donald Trump, o republicano critica e ameaça o governo venezuelano. Mas, nos últimos meses, Trump subiu o tom contra Nicolás Maduro. Passou a acusá-lo de chefiar o cartel Tren de Aragua - que os Estados Unidos denominaram como organização terrorista - e enviou navios de guerra para perto do país. Os destroyers com 4 mil soldados americanos estão desde agosto no mar do Caribe. Trump afirmou que o objetivo era combater o tráfico internacional de drogas.
Em setembro, as Forças Armadas americanas bombardearam pelo menos três barcos na região. Segundo a Casa Branca, eles carregavam drogas para os Estados Unidos. Dezessete pessoas morreram. No discurso na ONU, na semana passada, Trump lembrou os casos:
“Começamos a usar o poder do Exército americano para destruir terroristas venezuelanos e redes de tráfico lideradas por Nicolás Maduro”.
Maduro planeja estado de exceção em caso de ataque americano
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Venezuela decreta estado de exceção que dá poderes especiais a Maduro em caso de ataque dos EUA
Governo Trump dobra para US$ 50 milhões recompensa por informações que levem à prisão ou condenação de Maduro